sábado, 6 de novembro de 2010

Ambiente familias X Transtornos de ansiedade

"Ansiedade infantil"

Certos tipos de ambientes familiares parecem predispor as crianças para o desenvolvimento de transtornos de ansiedade, produzindo nelas sentimentos de insegurança, medo e dependência.

Um desses cenários é criado por pais que são perfeccionistas e críticos, exigindo, constantemente, que o desempenho de seu filho atinja níveis insuperáveis. Uma criança nessa situação pode crescer com um sentimento sofrível de auto-estima, ansiosa e receosa de aceitar riscos, por medo de fracassar.

Os pais que apresentam fobias, ou são supersticiosos, também podem criar filhos que sofram de ansiedade. Esses pais tendem a ensinar aos filhos que o mundo é um lugar assustador, repleto de perigos e riscos. Esse tipo de família pode criar um filho que seja tímido e ansioso a respeito de enfrentar novos desafios na vida.

Os pais que são abertamente dominadores, e suprimem a capacidade de afirmação de uma criança por meio de punições, podem engendrar ansiedade em seus filhos. Nesse ambiente, as crianças são punidas por falar com fraqueza e expressar seus sentimentos sem rodeios. Essas crianças podem crescer receosas de tomar iniciativa ou mostrar suas verdadeiras convicções.

É importante destacar que nem todas as crianças que crescem em ambientes familiares estressantes desenvolvem transtornos de ansiedade. Muitos crescem em ambientes familiares muito difíceis, sem nunca terem apresentado um quadro de ansiedade excessiva. A probabilidade de desenvolverem um transtorno de ansiedade, quando criadas em famílias sumamente estressadas, é maior em crianças cuja reação de "luta-ou-fuga" é facilmente deflagrada por circunstâncias perturbadoras ou desconcertantes.

Retirado do livro Mentes com Medo

Nenhum comentário:

Postar um comentário