domingo, 9 de janeiro de 2011

O Livro dos Cinco Anéis - Parte 1

Em dezembro ganhei um exemplar do livro dos samurais, do Davi Elia. Escrito pelo lendário guerreiro samurai Miyamoto Musashi. Eis aqui, alguns pontos, que mais brilharam aos meus olhos. 
O Livro dos Cinco Anéis (Gorin No Sho)

Durante mais de 700 anos os samurais formaram a elite guerreira do Japão. Do século XI ao XIX o Japão teve na formação moral dos samurais a base de sua cultura.

Um livro indispensável sobre estratégia, disciplina e filosofia oriental.

"...homens agem como se eles próprios fossem objetos de venda... preferem dar mais importância à forma do que ao conteúdo. Fazendo uma analogia podemos dizer que há muita flor e pouco fruto."

Estratégia mal desenvolvida é causa de grandes feridas.


O mestre será a agulha, e o discípulo, a linha.

O mestre carpinteiro delega tarefas de acordo com a habilidade de cada trabalhador.

Quando as tarefas são distribuídas com sabedoria, levando em conta a capacidade de cada um, o trabalhado prossegue sem dificuldades. Para conseguir um bom rendimento nos trabalhos e extrair o melhor de seus subordinados, o mestre carpinteiro deve estar atento aos mínimos detalhes, saber avaliar capacidades e limitações, nunca exigir o impossível, conhecer o ânimo dos seus homens e incentivá-los sempre que for preciso. O mesmo princípio se aplica ao Caminho da estratégia militar.

Observando o conjunto para entender o detalhe, partindo da superfície para chegar ao âmago, como que pavimentando o Caminho pela base através dos seus fundamentos.

Água, que por sua transparência deve ser o elemento inspirador para o espírito humano. Ela se amolda a qualquer recipiente, seja ele quadrado ou redondo, e pode ser tanto uma única gosta como todo o oceano. Com a mesma clareza e limpidez do puro azul da água.

Deve-se pensar grande, observar o conjunto e ao mesmo tempo perceber o pequeno pelos detalhes. O grande é fácil de ser percebido, mas o pequeno necessita de uma olhar atento.


Uma pessoa pode alterar rapidamente sua tática, uma vez que depende de uma única atitude espiritual, e assim fica difícil prever seus movimentos. Isso merece reflexão.

Só é possível saber sobre si mesmo depois de conhecer bem os outros.

A desobediência aos princípios verdadeiros, mesmo que seja um pequeno desvio no início, resultará numa enorme distorção ao final.


No início todo aprendiz estranhará o peso da espada longa e terá dificuldade em brandi-la, mas devo lembrar que tudo é difícil no começo.


É preciso, porém, muito esforço e dedicação.

O importante é que cada um em sua área busque sempre o aperfeiçoamento.

Não é aconselhável preferir uma técnica em particular - o aprimoramento apenas de uma arma é tão ineficaz quanto não saber manejá-la.

Tudo o que existe no mundo possui um tempo próprio.


Não há como desprezar a importância do tempo nas artes em geral ou em qualquer tipo de manifestação do conhecimento.


Devemos saber reconhecer o tempo certo de ascensão e de declínio de todas as coisas.


Pensar sempre de modo honesto e sincero;
Saber avaliar vantagens e desvantagens em cada situação;
Ter capacidade de enxergar a verdade em fatos e coisas;
Perceber com a mente o que não pode ser visto pelos olhos;
Estar sempre atento aos detalhes;
Não fazer nada que seja inútil.


Uma leitura apressada e superficial esconde o perigo de desviá-lo do caminho intencionado.

Existe o perigo de desvio no aprendizado, que mesmo sendo mínimo poderá trazer péssimas consequências.

Afie o conhecimento, aprenda a discernir entre o justo e o injusto, o bem e o mal.

2 comentários:

  1. Muito bem esclarecida os pontos que você resaltou. Musashi realmente escreveu idéias profundas sobre o comportamento humano, tanto que são aplicáveis até hoje seus ensinamentos.

    ResponderExcluir
  2. Vou ser sincera com você. Visitei esta página despretenciosamente e não li seu texto inteiro. Apenas de ler o começo já me interessei muito e pretendo adquirir o livro, pois diferentemente de você, eu não tenho um amigo/namorado/parente culto o suficiente para me dar um livro de presente, ainda mais um livro deste calibre.

    Vou comprar, ler, refletir e depois volto a fazer um comentário realmente construtivo.

    ResponderExcluir