quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Liderança para fazer acontecer - Parte 2/3

A segunda parte do post sobre o livro Liderança para fazer acontecer :

Procuram-se líderes que criem lideranças


A medida final de um homem não é onde ele fica nos momentos de conforto e conveniência, mas onde fica em fases de desafio e controvérsias.
Martin Luther King, Jr.

Aprender: o líder é o que aprende sempre em qualquer situação. Mesmo onde os outros não enxergam nada, ele tira lições.
Atender: o líder é o que desenvolve o prazer pelo atendimento aos outros. O líder servidor.
Acreditar: o líder crê para ver, ao contrário dos comuns que precisam ver antes para crer.
Animar: o líder é entusiasmado e entusiasma.

Pense nisso: quando você diz "eu quero ser líder", "eu quero ser gerente", "eu quero ser diretor", "eu quero ser presidente", não está falando sobre ter mais poder sobre as pessoas. Na verdade, está falando: "eu quero servir a mais gente".

Todo líder deve entender que seu sucesso somente chegará depois do sucesso da equipe.

Henry Ford, ainda jovem
Você pode tirar de mim as fábricas, queimar meus prédios, mas se deixar meu pessoal eu construirei outra vez todos os meus negócios.
Henry Ford

Em momentos de turbulência, precisamos de pessoas de grande visão e capazes de criar sinergia entre as forças do grupo para que todos se unam em torno de um objetivo comum.

Precisamos aprender a viver e trabalhar em um ambiente de pressão e mudanças intensas.
Bem-vindo à era do caos, amigo!
O caos é um terreno maravilhoso para quem quer crescer. Do caos podem nascer as grandes conquistas.
Todo momento caótico traz em si o nascimento da criatividade.

O mundo atual exige uma postura inédita das pessoas, um modo original de olhar. Para ser bem claro, precisamos de novos olhos. De uma nova atitude. Porque sucesso, hoje, significa saber trabalhar debaixo de muita cobrança. Significa saber pensar, decidir e agir sob pressão.

É mais simples e cômodo desistir diante das pressões.

Para quem não souber evoluir, o futuro será repleto de dores de cabeça.


Problemas insolúveis geralmente não são insolúveis porque não têm solução, mas porque não têm solução sem pesados efeitos colaterais.
Lester Thurow


Liderar exige que, além de ser bom no que faz, você consiga que outros sejam bons em suas funções.

Há duas maneiras de espalhar a luz: ser a vela ou ser o espelho que a reflete.
Edith Wharton

Todo mundo quer influenciar os outros, mas a pergunta que precisa ser respondida é: as pessoas querem ser influenciadas por você?

Na vida, a pessoa tem dois caminhos: ser problema ou ser solução. Aproveite os problemas para ser a solução.

A primeira parte deste post você confere aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário