terça-feira, 26 de outubro de 2010

O Vôo do Hipopótamo - Parte 1

Eu consumi Icekiss, drops da Icekiss, bolachas Hipopó, ovos de páscoa Hipopó, mas não sabia quem fabricava essas delícias.

Ano passado (2.009) ouvi falar sobre uma empresa chamada Cory. Conheci uma moça (Érika) que trabalhou na empresa e falou mil maravilhas sobre a empresa. Até que em dos "cafés", de uma ótima sessão de aprendizado, pude conhecer Nelson Do Nascimento Castro, dono da Cory. Pronto, 5 minutos de bate-papo foram suficientes, minha curiosidade aumentou sobre a história dessa empresa.

Decidi ler o livro O Vôo do Hipopótamo

O livro conta a incrível história da Cory, uma empresa brasileira que faliu e deu a volta por cima, superando obstáculos que por muitas vezes pareciam o fim, sempre cheios de fé, perseverança e trabalho.
Compartilho com vocês, em 2 posts, os tesouros que encontrei durante a leitura.

Crie sua marca baseado no amor.

Na grande maioria das vezes, o sucesso não está nos produtos. O valor das marcas, o conhecimento do consumidor, a competência e a motivação da equipe fazem toda a diferença.

Se você tem um negócio que vai mal, você tem três alternativas: conserte, venda ou feche. Mas faça isso rapidamente.

Inebriados pelo sucesso, nem sempre conseguimos enxergar nossas limitações. Movidos pelo orgulho, nem sempre conseguimos admitir publicamente os nossos erros.

O clima ruim e a auto-estima em baixa só podiam gerar falta de confiança e criatividade.

Não se deixe enganar! O conjunto de conhecimentos e experiências das pessoas em uma empresa é o principal responsável pelos resultados dessa empresa. A esse conjunto de conhecimentos e recompensas dá-se o nome de capital intelectual e, quando ele não muda de tamanho, os resultados também não mudam de tamanho.

A centralização das decisões é um dos piores males que podem acontecer a uma empresa.

Muitos estudiosos de administração de empresas, no Brasil e no mundo, já se aprofundaram no estudo dos problemas que atacam e às vezes destroem empresas familiares. A maioria das pessoas se engana acreditando que apenas honestidade e trabalho conseguem segurar uma empresa familiar. Honestidade é valor básico fundamental em qualquer tipo de sociedade. Sem trabalho, nada de consegue. No entanto, competência é fundamental. Uma empresa precisa de bons resultados para crescer, e quando os resultados não aparecem começam os atritos e, em grande parte das vezes, a busca de culpados. Nem sempre a culpa pelos maus resultados está nas pessoas.

Quando você trata as pessoas com respeito e dignidade, elas retribuem com amor e comprometimento.

Nas horas difíceis, a criatividade e a competência são mesmo essenciais.

Não dá para comprar à vista e vender a prazo.

Aprendemos a comemorar sempre, até mesmo as pequenas vitórias. É o melhor combustível para a motivação.

Lembre-se disso: é muito mais importante celebrar os bons resultados do que buscar justificativas para os maus. E é exatamente isso que andava me cansando – procurar muitas justificativas para o que estava acontecendo.

Aprendemos pelo modo mais dolorido que nem tudo o que é justo está na lei e que nem tudo o que está na lei é justo.

Tenha sempre a verdade como aliada.

O ônus da prova é sempre de quem acusa.

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